logotipo preto da HLM

Hotel das Cataratas celebra o dia Internacional da Onça Pintada

Data:

Compartilhe:

Em apoio ao Projeto Onças do Iguaçu, hotel apresenta agenda exclusiva que reforça a relevância da preservação ambiental

Foz do Iguaçu, novembro de 2023 – Entre os dias 24 a 27 de novembro, o Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel, um dos empreendimentos hoteleiros mais icônicos do Brasil, único localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, apresenta mais uma edição de sua série de atividades em celebração ao ‘Dia Internacional da Onça Pintada’, celebrada oficialmente no dia 29 de novembro.

Situado em meio a 185 mil hectares de esplendente reserva florestal, o Parque Nacional do Iguaçu abriga uma riqueza inigualável de espécies da fauna e flora brasileiras, com destaque para a majestosa onça pintada. Sob a administração do grupo Belmond desde 2007, o Hotel das Cataratas tem desempenhado um papel crucial na promoção de Foz do Iguaçu como destino turístico tanto a nível nacional quanto internacional.

A EXPERIÊNCIA BELMOND & O COMPROMISSO AMBIENTAL

Além de oferecer uma experiência excepcional, o hotel também é dedicado à preservação ambiental, com um compromisso especial na proteção dos animais nativos da região. Desde a chegada do grupo, um investimento significativo de aproximadamente 9 milhões de reais foi destinado ao Parque Nacional do Iguaçu, com uma parcela substancial sendo direcionada para o projeto Projeto Onças do Iguaçu.

Continua após a publicidade

cshow

Durante todo o ano a a ’Caipirinha Onça Pintada’, drinque exclusivo criado em homenagem ao projeto, é uma refrescante combinação de cachaça orgânica, tangerina, açúcar e , para finalizar, o maracujá, que faz uma brincadeira lúdica com as pintas das onças. Neste final de semana, a bebida tem 100% do lucro revertido para o projeto, assim como durante o ano todo as vendas do mascote Avati (“ser encantado” na língua Tupi Guarani), uma onça de pelúcia idealizada em homenagem ao projeto, disponível na Signature Boutique, localizada dentro do hotel.

NOVIDADES NO PARAÍSO NATURAL

Durante o período, o hotel apresenta em primeira mão, sua nova parceria com a The Paradise, marca carioca contemporânea. Em colaboração, foi desenvolvida uma estampa exclusiva para a Signature Boutique, que combina o universo mágico e vibrante das criações da marca com o luxo e a sofisticação distintos da Belmond.

The Paradise Rio
Divulgação – Collab The Paradise Rio

As criações da The Paradise ultrapassam fronteiras convencionais, acolhem uma audiência diversificada, com presença em mais de 10 países e mais de 200 estampas únicas em seu portfólio. As peças, concebidas pelos talentosos Thomaz Azulay e Patrick Doering, transcendem o tradicional, tornando-se verdadeiras obras de arte colecionáveis. A collab exclusiva transforma cada camiseta em uma representação única das majestosas Cataratas e das onças que ocupam a região, um design rico em detalhes.

Assim como a caipirinha icônica e o mascote Avati, as vendas das camisetas serão integralmente destinadas ao projeto. A colaboração é mais do que uma união de marcas; é um elo que une moda, arte e responsabilidade social, visando proporcionar experiências únicas para os hóspedes e contribuir para causas que verdadeiramente importam.

COQUETEL BENEFICENTE NO JARDIM

Para encerrar com grande estilo, no dia 27 de novembro, o Hotel das Cataratas se prepara para receber hóspedes e entusiastas da natureza em uma celebração especial do Dia Internacional da Onça Pintada.

Um descontraído coquetel será realizado nos exuberantes jardins do hotel, com a presença ilustre de toda a equipe do “Onças do Iguaçu”, bem como outros notáveis representantes da sustentabilidade, como os representantes do Projeto Yaguareté, versão argentina do “Onças do Iguaçu”, e representantes do WWF (Fundo Mundial para a Natureza).

Além disso, o hotel tem a participação do renomado artista Igor Izy, autodenominado o guardião das Onças, que realiza uma emocionante pintura ao vivo. Em suas obras, destaca a exuberância das onças, homenageia os povos indígenas e promove a igualdade por meio de representações diversas em seus murais.

Ao som envolvente de um DJ no exuberante jardim, a performance do talentoso artista se encerra com a doação de sua obra para o projeto, a fim de arrecadar fundos para essa nobre causa. Como presente exclusivo, cada convidado recebe uma camiseta da colaboração com a The Paradise, O valor do coquetel por pessoa é de R$ 350 + taxas, dos quais R$105 serão redirecionados para o projeto. O convite pode ser adquirido pelo restaurant.cat@belmond.com ou pelo 45 99123 3145. É uma oportunidade única de estar diante de uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e contribuir ativamente para a preservação da onça pintada e a melhoria de seu habitat no Parque Nacional do Iguaçu.

SOBRE O ONÇAS DO IGUAÇU

O Projeto Onças do Iguaçu é um projeto institucional do Parque Nacional do Iguaçu, que tem como missão a conservação da onça-pintada, como espécie-chave para a manutenção da biodiversidade na região do Parque.

Censos Bianuais: uma das ações de pesquisa do Projeto é o monitoramento da população de onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu. São conduzidos censos bianuais, em conjunto com o Projeto Yaguareté, da Argentina, desta forma os parques nos dois países são amostrados simultaneamente. É o maior esforço mundial de monitoramento de onças, com cerca de 600.000 hectares amostrados há quase 10 anos. De 2009 a 2018 a população estimada de onças-pintadas no PARNA Iguaçu passou de 11 para 28 animais. Considerando o Corredor Verde (Brasil e Argentina), a população atual estimada é de 105 indivíduos.

Monitoramento Contínuo: além dos censos bianuais, são usadas armadilhas fotográficas no Parque Nacional do Iguaçu em tempo integral, o que permite um acompanhamento da atividade das onças e o monitoramento de outras espécies da fauna. Estudo Da Dieta O estudo da dieta das onças-pintadas é feito através da análise de conteúdo fecal de amostras coletadas durante atividades em campo. A identificação das espécies predadoras é feita por meio de sinais deixados no local da deposição das fezes (pegadas e arranhões) e é conferida por tricologia ou análises genéticas, se necessário. Análises isotópicas serão usadas como forma complementar à análise de fezes. A fim de se obter um padrão da assinatura isotópica, tanto dos predadores quanto de espécies presas, amostras de pelos, penas, escamas e outros tecidos obtidos serão enviadas para análises isotópicas.

Monitoramento De Onças-Pintadas Com Rádio-Colares: o projeto monitora onças-pintadas e pardas para instalação de colares que permitem que os animais sejam monitorados através de satélite e VHF, gerando dados como deslocamento, área de vida e atividade. Durante as capturas, também são coletados dados biométricos e materiais biológicos para análises, como sêmen e sangue. Esse trabalho é feito em parceria com o CENAP e o Projeto Yaguareté.

Coexistência: o projeto desenvolve atividades que buscam a coexistência entre pessoas e grandes felinos. Trabalha com os produtores para prevenir a predação, aconselhar sobre segurança, melhores práticas de manejo e instalar medidas anti-predação, visando reduzir a predação e aumentar a tolerância das pessoas. Atende imediatamente em caso de predação de animais de criação, identificando o predador, instalando medidas preventivas e orientando os proprietários no manejo correto dos animais para diminuir sua vulnerabilidade. Buscam gerar fontes de renda alternativa associadas a grandes felinos, agregando valor em mantê-los vivos. As ações são desenvolvidas nos municípios lindeiros ao Parque. Por meio de visitas e atividades constantes, troca de conhecimento, reconhecimento e valorização dos moradores locais, o projeto busca estabelecer um vínculo de confiança e envolvê-los em atores da conservação dos grandes felinos na região. A convivência entre populações humanas e felinas é uma das chaves para prevenir a extinção da onça-pintada na região.

Engajamento: trabalham para transformar a relação das pessoas com os grandes felinos e com o Parque Nacional do Iguaçu. Tocando o coração para ensinar a mente, usam o encantamento como ferramenta de conservação. Realizam atividades de engajamento com as comunidades dos 14 municípios do entorno do Parque. As ações desenvolvidas são: Onça na Escola (com crianças em escolas nos municípios lindeiros), Papo de Onça (com produtores que vivem na borda do parque), Onça Itinerante (exposições sobre onças em eventos nos municípios lindeiros ao Parque Nacional), Trilha da Onça (trilhas guiadas na floresta) e Bafo de Onça (versão do Paint of Science, discutindo em bares questões sobre as onças) e Mutirão da Onça (uma ação solidária conjunta entre o projeto e a comunidade para resolver um problema que impacte a vida dos moradores lindeiros).

SOBRE A BELMOND

A Belmond é pioneira em turismo excepcional de luxo há mais de 45 anos, construindo durante esse tempo uma paixão por viagens autênticas e um portfólio único de experiências exclusivas em alguns dos destinos mais inspiradores do mundo.

Desde a aquisição do icônico Hotel Cipriani em Veneza, em 1976, a Belmond continua a perpetuar a lendária arte de viajar, levando os viajantes mais exigentes em jornadas de tirar o fôlego. Seu portfólio se estende por 24 países e 50 propriedades notáveis, que incluem o ilustre trem Venice Simplon-Orient-Express, retiros em praias remotas como o Cap Juluca em Anguilla, refúgios italianos como o Splendido em Portofino ou incomparáveis portas de entrada para maravilhas da natureza como o Hotel das Cataratas, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil. De trens a barcos, safaris a hotéis, cada propriedade oferece uma experiência única e sua própria história para contar. A essência da marca Belmond está na sua herança e habilidade de proporcionar um serviço genuíno e autêntico. A Belmond se vê como guardiã do patrimônio atemporal, dedicada a preservar seus ativos por meio de planos de restauração sensíveis e contínuos. A Belmond faz parte do grupo de luxo líder mundial LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton.

Web Stories

O que você achou deste conteúdo?

Anderson Azevedo
Anderson Azevedohttps://www.hoteisdeluxopelomundo.com.br/
Apaixonado por vinhos, gosta de jogar poker além de ser um ávido leitor. anderson@hoteisdeluxopelomundo.com.br

━ áfrica

Hotéis de Luxo nas Ilhas Seychelles

Os Melhores Hotéis de Luxo nas Ilhas Seychelles estão aqui. As Ilhas Seychelles são um destino paradisíaco no Oceano Índico, famoso por suas praias de...

Hotéis de Luxo no Egito

Os Melhores Hotéis de Luxo no Egito estão aqui. O Egito é um país com uma história e cultura milenares, e é um dos destinos...

Hotéis de Luxo na África: Conheça Os Melhores

A África do Sul é um país com uma rica história e cultura, e também é um destino turístico popular para aqueles que buscam...
spot_img
5 Hotéis de Luxo nos Estados Unidos 5 Hotéis de Luxo na Hungria 5 Hotéis de Luxo no Canadá